sexta-feira, março 23, 2007



Margarida e o desespero

Ela disse-lhe sou louca. Como quem diz tenho vinte anos, ando no liceu e gosto de cerejas.Sou louca com a ingenuidade das palavras meigas.

Ele fingiu não ouvir. Passavam um filme de Renoir na televisão por cabo e ele nunca ouvia o que ela lhe dizia.Ou se ouvia fingia que não ouvia.

Ela não desgostava deste diálogo de surdos. Permitia dizer-lhe o que lhe apetecesse como vou deixar-te quando menos esperares.Como se lhedisesse amnhã é domingo e vou fazer frango guizado com puré de batata para o almoço.

Ele engoliu o fumo que tragava teimando numa indiferença travestida de doces atenções e ia dizendo sim sim querida sim sim querida como se a ideia de ela o deixar nunca lhe tivesse passado pela cabeça ou por acreditar que tinha ouvido mal.

Ela disse-lhe sou louca e sou bem capaz de largar tudo isto e de ir rever o rio da outra margem, o mar do outro lado do oceano.

Ele não sabia da outra margem do rio nem da cor do oceano onde ela se perdia sequer dos movimentos das asas gaivotas que ela desenhava no ar quando sonhava.

Ele pensava que ela só podia caminhar nos sonhos em que ele flanava comodamente sentado no seu sofá amarelo.

Ela pegou na mala e nos livros que não lera e nas palavras que escrevera toda a vida e nas memórias de tudo o que ainda tinha por viver e nos poemas que haveriam de lhe ler.

Apenas porque estava cansada.

Ele ficou desesperado. Ao partir, ela levara-lhe o comando da televisão!

5 comentários:

as velas ardem ate ao fim disse...

As Margaridas!
Vou fazer uma inconfidencia que prometes não contar a ninguem...sou M.e louca!

Vou voltar aqui assiduamente

bjinho

Clotilde S. disse...

Prometo sim...ficará como um segredo nosso.
Bjinho

Pitanga Doce disse...

Mas então isso se faz? Levar o comando da tv? E como ele vê o Malato? Volta Margarida!!!


beijinhos doces

Clotilde S. disse...

A Margarida vai e volta sempre. :)))
Jinhos, Pitanga

Célia Marina disse...

Passei para te deixar uma beijoca!!!!Senti falta de entrar no blog, como fazia....tenho estado ocupada com o trabalho e estudo....

beijocas